Foi ontem, mais de 950 cidades por todo o mundo aderiram ao apelo global pela democracia participativa.
Milhares de pessoas, Cidadãos do Mundo, saíram à rua e manifestaram publicamente o seu desagrado pelo estado actual das democracias.
Um pouco por todo o planeta homens, mulheres de todas as idades, crianças e jovens uniram-se. O estado a que o planeta chegou; destruição da mãe natureza, não preservação dos recursos naturais, poluição excessiva, escalada do desemprego, aumento do défice, casas diariamente a serem entregues aos bancos, subida do preço dos bens de consumo básicos, e tudo porquê?
Porque os interesses economicistas se sobrepõem aos interesses dos seres vivos.
Porque defender e preservar a corrupção se tornou hábito. E é mais comum prender (e julgar) quem rouba para comer, do que quem rouba com o aval da justiça!
Uma sociedade que criou nos seus membros hábitos de consumo irrealistas (para não dizer surrealistas), como o tão falado (e famoso pelos piores motivos) acesso ao crédito fácil. Que de fácil já se percebeu que nada tem. Cansados, e desanimados de assistirem ao poder das instituições bancárias e das empresas de raiting. Desesperados pela perda real de uma vida digna. Com medo do dia de amanhã.
É assim tão difícil de entender, de aceitar que o modelo sócio-económico das sociedades actuais falhou? Não responde às necessidades do mais importante: as PESSOAS!
Indignação? SIM! E MUITA!!!
Rodapé 1: Faço parte dos milhares de anónimos que se manifestaram publicamente.
Rodapé 2: OE 2012 não vou falar dele agora... só me apetece é dizer asneiras.
Rodapé 3: Fotos J.N e Tvi