A Taça, no original "The Cup" realizado por Khyentse Norbu. Apresentado no Festival de Cannes de 1999, causou sensação. baseado em factos reais, é um filme divertido, surpreendente que nos faz sorrir, rir e pensar.
Trailer Official The Cup
Como se diz a determinada altura no filme:
"É o Campeonato Mundial de Futebol""O que é isso?""São duas nações civilizadas a lutarem por uma bola"
Num mosteiro budista situado nos Himalaias começa o frenesim do campeonato mundial de futebol. Os alunos adoptam o futebol como a sua religião e o budismo como a sua filosofia de vida. É um filme surpreendente mostra-nos uma visão autentica sobre a via budista e o dia-a-dia num mosteiro nos dias de hoje. Assistimos ao filme e é impossível não sorrir quando percebemos que por baixo das vestes de monge budista está a camisola de Ronaldo. Os monges surgem como pessoas. Humanos que são e não como "santos" que tantas vezes se julga serem.
Khyentse Norbu (à direita) nas filmagens de um outro filme "Travellers & Magicians"
A Taça é baseado numa história verídica e foi a primeira longa metragem de Khyentse Norbu. Khyentse Norbu nasceu no Butão em 1961. Em termos de cinematografia, foi consultor de Bernardo Bertolucci no filme de culto "O Pequeno Buda" onde chegou a desempenhar um pequeno papel no final do filme como o monge que fala com Chris Isaak sobre a morte.
Conhecido nos círculos budistas pelo nome de Dzongsar Jamyang Khyentse Rinpoche é um dos Mestres da Família Real Butanesa. Dele, Dalai Lama diz que se deve pelo menos uma vez na vida escutar as suas palavras. É considerado um dos grandes apresentadores do Budismo no Ocidente. Autor de "O Que Não faz de ti um Budista", um soberbo livro.
Amei.
Recomendo
Mesmo !!
Rodapé 1: http://en.wikipedia.org/wiki/Dzongsar_Jamyang_Khyentse_Rinpoche
Rodapé 2: http://www.freespiritfilmfestival.com/filmmakers/jamyang_khyentse_rinpoche.html
Rodapé 3: Dzongsar Jamyang Khyentse é o autor de "O Que Não Faz de Ti um Budista".
Rodapé 4: Na lista está agora Travellers & Magicians realizado também por Khyentse Norbu.
Sem comentários:
Enviar um comentário