"Edith Shain morreu com 91 anos". Hum, hum, hum... Fiquei a pensar quem seria... foi então que li o resto da notícia e percebi quem era a dita senhora. A foto do V-J Day (Dia da Vitória sobre o Japão) da enfermeira Edith Shain vestida de branco, a beijar um marinheiro em Times Square (14 de Agosto). Esta fotografia tornou-se uma imagem ícone, marcando o final da 2ª guerra mundial, após ser publicada na (extinta) revista Life.
O fotógrafo Alfred Eisenstaedt registou um momento épico na história dos EUA
Eu, que sou uma apaixonada por fotografia, dei comigo a pensar em outras fotografias que fizeram e fazem história. Marcos de momentos que perduram na memória individual e colectiva. Simples anónimos que o deixam de ser, a par de tantos outros "famosos", do cinema, teatro, política.... A fotografia é uma arte, uma forma de perpetuar acontecimentos, pessoas, ideias ou simplesmente registar "aquele momento".
Kim Phuc, 9 anos, menina vietnamita depois de uma "ataque" de Napalm
Foto de Huynh Cong Ut da agência Associated Press, Prémio Pulitzer, 1973
John Lennon & Yoko Ono, Foto de Annie Leibovitz,
tirada no último dia de vida do ex-Beatle. (January 22, 1981), eleita como a melhor capa da Rolling Stone dos últimos 40 anos.
Imagem do filme, "O Vagabundo" (The Vagabond / Gipsy Life, 1916
Charles Chaplin
Símbolo do 25 de Abril de 1974
Para a história ficou como a Revolução dos Cravos
Rodapé: Muitas mais existem e apetecia-me publicar todas as que me surgem na memória. Mas tou cansada, fica para outro dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário